logo da Quercus

.Dezembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
13
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.subscrever feeds

.etiquetas (tags)

. todas as tags

Conferência de Poznan - 2008
Conferência de Bali - 2007
Conferência de Nairobi - 2006
Videos Clima no Sapo
Quinta-feira, 15 de Outubro de 2009

"It's The Final Countdown! Greenpeace lança alerta nos telhados de Westminster"

por Enrique Pinto-Coelho, iOnline.pt

 

"A Greenpeace britânica faz tudo para captar a atenção dos políticos: quando ler estas linhas, faltarão 54 dias e algumas horas para a cimeira mais importante de sempre sobre alterações climáticas. Durante 12 dias, de 7 a 18 de Dezembro, cerca de 15 mil participantes, irão reunir em Copenhaga no COP-15: é a 15.a Conferência das Partes na Convenção-Quadro das Nações Unidas Sobre Alterações Climáticas. Isso quer dizer que já houve 14 reuniões anteriores - a mais famosa foi a de Quioto, ou COP-3, em Dezembro de 1997 - e que os resultados até agora foram insuficientes. A relevância da cimeira de Copenhaga é reconhecida em todo o mundo e, a 22 de Setembro, o presidente da Comissão Europeia (CE), Durão Barroso, escreveu no i que, sem deslindar o rascunho de 250 páginas que será a base de negociação na Dinamarca, "o documento corre o risco de se tornar a carta de suicídio colectivo mais longa da História".

Preocupados pela lentidão dos avanços nesta matéria, activistas da Greenpeace no Reino Unido decidiram levar a cabo uma nova intervenção: na noite de domingo para segunda-feira subiram ao telhado do Parlamento britânico. Alguns foram detidos (24 segundo a organização), mas 31 passaram a noite e a jornada de ontem nas frias alturas do palácio de Westminster perante a passividade da polícia. O objectivo, entretanto alcançado, era surpreender os deputados na rentrée política com cartazes e um manifesto com 12 pontos para salvar o planeta.

 

Foto: www.greenpeace.org.uk


"Temos de aumentar a temperatura do debate porque estamos realmente a esgotar o tempo. Falta um minuto para a meia--noite", declarou o director executivo da Greenpeace britânica, John Sauven.

O governo mostrou compreensão mas exigiu respeito pela lei. "Temos um plano abrangente para transformar a nossa sociedade e a economia", assegurou uma porta-voz. "Esta semana acolhemos conversações para acelerar o desenvolvimento de carvão limpo e avançar no acordo de Copenhaga. E graças ao nosso desempenho doméstico temos a credibilidade de que precisamos para poder pressionar e conseguir um acordo ambicioso sobre o clima global."

O Reino Unido foi o primeiro país do mundo a restringir por lei as emissões de carbono, mas entre 2003 e 2007 só conseguiu uma redução anual de 0,6%. Portugal ultrapassa em 5% a meta de Quioto (que tem como ano base 1990) e espera chegar a apenas 3% em 2012.

"Portugal está em condições de cumprir os objectivos", garante ao i Viriato Soromenho-Marques. O coordenador científico da Gulbenkian saúda os esforços realizados durante a última legislatura na área das energias renováveis, mas avisa da gravidade da situação mundial: "Há uma assimetria entre a dimensão do problema ambiental e a dimensão do espaço e o tempo da política", explica. "O que está em causa é o mundo como nós o conhecemos. Não as políticas, mas sim o próprio palco onde se desenrolam as políticas." Tal como a maioria dos cientistas britânicos (nove em cada, numa sondagem do "The Guardian"), Soromenho-Marques receia que o principal objectivo de Copenhaga - limitar a 2o o aumento de temperatura neste século - seja inalcançável. "Para 2020, precisámos de medidas transformacionais. O que temos são avanços incrementais, e não me parece que apareçam as tecnologias revolucionárias de que precisamos.""

 

Link da notícia: http://www.ionline.pt/conteudo/27591-its-the-final-countdown-greenpeace-lanca-alerta-nos-telhados-westminster

 

Sobre esta acção no site da Greenpeace britânica: http://www.greenpeace.org.uk/blog/climate/politicians-think-beyond-next-general-election-and-fight-next-generation-20091013

 

etiquetas (tags): , ,
publicado por climáticas às 12:30
link do post | comentar | favorito
|

.ligações externas

.mais sobre mim

.arquivos

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

.pesquisar

 
blogs SAPO